Os videogames no Japão

Atenção! Já estamos recebendo pré-matrículas para a turma de 2019 do Programa Japonês Online, nosso treinamento completo para você atingir um nível avançado de japonês. As matrículas acontecem dia 14 de janeiro, clique aqui para saber mais.

postVideoGamesNoJapao-blog
Hoje vamos falar um pouco sobre a indústria de videogames no Japão.

Principais empresas

Embora haja muitas empresas envolvidas na indústria dos videogames, algumas delas se destacam mundialmente e dominam o mercado – principalmente no Japão.

A mais notória – e conhecida – delas é a Nintendo, cujo nome em japonês é にんてんどうかぶしきがいしゃ (Nintendou Kabushiki Gaisha). Aliás, se quiser conhecer mais sobre as origens do nome Nintendo, clique aqui.

O console atual da empresa é o Wii U, enquanto o console portátil atual é o New ニンテンドー3DS (New Nintendo 3DS), mas são os feitos de hoje que fazem desta empresa um gigante dos videogames. Videogames de todas as gerações da Nintendo sempre contaram com franquias muito bem-sucedidas como Mario, Zelda e Pokemon.

A também tradicional Sega, chamada no Japão de かぶしきがいしゃセガ (Kabushiki Gaisha Sega), que tem sede em Tóquio, está fora do mercado de consoles domésticos há muitos anos, mas foi muito significativa em videogames de gerações anteriores. Uma de suas marcas registradas é o inesquecível personagem Sonic, em japonês ソニック・ザ・ヘッジホッグ (Sonikku za hejjihoggu).

Outra empresa digna de nota, é a Sony, em japonês ソニーかぶしきがいしゃ (Sonii Kabushiki Gaisha). É uma corporação muito forte não apenas na indústria de videogames, mas também na área de eletroeletrônicos como um todo. Falando em termos de consoles, a Sony conta com um dos mais populares não apenas no Japão, mas em todo o mundo, que é o Playstation, em japonês プレイステーション (pureisuteeshon). Hoje, o console da vez é o Playstation 4.

Embora seja popular mundialmente com seu X-Box, a Microsoft não é tão popular no Japão como produtora de consoles.

Não é videogame, mas concorre com eles

Sendo a indústria de entretenimento japonesa tão forte, há muitos outros tipos de jogos que rivalizam (até certo ponto) com os consoles tradicionais.

Um deles é o pachinko (パチンコ). São máquinas de jogos de azar similares a encontradas em cassinos, lembrando um pouco o jogo conhecido como Pinball. A popularidade dos pachinko no Japão é alta, a ponto de haver máquinas deste tipo em muitos lugares.

Sentenças de exemplo

ちゅうしょくにゲームをしよう
Vamos jogar videogame depois do almoço.

昼食後 quer dizer “depois do almoço”. ゲームをしよう é a forma volitiva, que convida a fazer algo, da expressão ゲームをする, que significa “jogar videogame”.

まえはパチンコをしぎるとおも
Eu acho que você joga pachinko demais.

お前 quer dizer “você”. Como já vimos, パチンコ significa “pachinko”. し過ぎる significa “exagerar”, “fazer algo em excesso”. O verbo 思います é o “achar que”, “pensar que”.

ソニックはいちばんはやキャラです
O Sonic é o personagem mais rápido.

ソニック é o personagem “Sonic”. 一番 significa “o mais”. 高速 significa “rápido”, “veloz”. キャラ quer dizer “personagem” no sentido de personagem fictício.

Gostou? Agora é hora de aprender mais japonês!

Gostou do artigo? Tem algum conhecimento para compartilhar? Você pode deixar o seu comentário abaixo ou inserir o seu e-mail para receber nosso livro digital Desvendando a Língua Japonesa, e assim começar a aprender japonês agora mesmo!

Últimos comentários
  1. Alisson Vieira 20 de setembro de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *