A Política no Japão

Atenção! Já estamos recebendo pré-matrículas para a turma de 2019 do Programa Japonês Online, nosso treinamento completo para você atingir um nível avançado de japonês. As matrículas acontecem dia 14 de janeiro, clique aqui para saber mais.

postPolicaNoJapao-blog
Hoje vamos conhecer um pouco mais a estrutura política do Japão.

Como funciona a política japonesa?

O Japão é governado por uma monarquia parlamentarista que tem como figura principal o てんのう (Tennou), o Imperador. Desde 1.989, quando teve início a Era Heisei (へいせい), esse posto é exercido pelo Imperador Akihito.  Nos dias de hoje, a função do Imperador é meramente cerimonial, cabendo ao parlamento a tomada das decisões do país.

O poder legislativo japonês é chamado de こっかい (kokkai), ou Dieta Nacional. É um órgão bicameral, ou seja, composto por duas câmaras: a Câmara Baixa e a Câmara Alta.

A Câmara Baixa do Japão é a Câmara dos Representantes, lá chamada de しゅういん (Shuugiin). Ela é composta por 480 membros que são eleitos a cada quatro anos.

Já a Câmara Alta é a Câmara dos Conselheiros, lá chamada de さんいん (Sangiin). Ela é composta por 242 membros, cujo mandato dura seis anos, havendo a cada três anos novas eleições para renovar metade deles.

Como em todas as monarquias parlamentaristas, o chefe de estado na prática é o primeiro-ministro, ou ないかくそうだいじん (naikaku souri daijin). Ele é nomeado pelo Imperador após ser indicado pela Dieta. O atual primeiro-ministro japonês é Shinzou Abe (que já havia exercido esse cargo uma vez anteriormente).

Sentenças de exemplo

せいはめったにやくそくまもらない
Políticos raramente cumprem suas promessas.

政治家 significa “políticos”. めったに quer dizer “raramente”, e exige que o verbo da frase esteja no negativo, mesma a tradução sendo afirmativa. 約束を守らない é a forma negativa da expressão 約束を守る, que significa “cumprir/manter a promessa”.

だれとうひょうするつもりですか?
Em quem pretende votar?

誰に pode ser entendido como “em quem” ou “para quem”. 投票する quer dizer “votar”. つもり significa “planejar”, “pretender”.

とうつでしょう
O governo deve vencer (as eleições).

与党 é a palavra para o governo de situação, aquele que está no poder. 勝つ significa “vencer”. E o でしょう dá a intenção de que aquilo deve acontecer, tem boas chances de acontecer.

Gostou? Agora é hora de aprender mais japonês!

Gostou do artigo? Tem algum conhecimento para compartilhar? Você pode deixar o seu comentário abaixo ou inserir o seu e-mail para receber nosso livro digital Desvendando a Língua Japonesa, e assim começar a aprender japonês agora mesmo!

Últimos comentários
  1. Neuza Cipriano ono 1 de julho de 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *