Revisando Frases em Japonês com Anki

Atenção! Já estamos recebendo pré-matrículas para a turma de 2019 do Programa Japonês Online, nosso treinamento completo para você atingir um nível avançado de japonês. As matrículas acontecem dia 14 de janeiro, clique aqui para saber mais.

Uma forma de aumentar consideravelmente a produtividade nos estudos de japonês é o uso de uma ferramenta de repetição espaçada. Esta técnica consiste em revisar mais vezes aquilo que ainda não memorizamos muito bem em menos vezes aquilo que eu já internalizamos, de forma que passamos palavras, frases e estruturas de nossa memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

A velocidade de aprendizado de uma pessoa que utiliza esta técnica é significativamente maior do que das que não usam. É como se uma pessoa trilhasse a estrada até a fluência a pé e outra de bicicleta: Ambas chegarão lá, mas quem vai de bicicleta chegará mais rápido).

A melhor e mais famosa ferramenta para isso é o Anki. Utilizamos ele com dois objetivos básicos: Memorizar o som que cada letra do japonês possui e memorizar frases (e consequentemente palavras e padrões).

Nele, criamos baralhos. Em cada baralho, criamos cartas. A carta possui a parte da frente e a parte de trás. Na parte da frente, colocamos a informação que queremos memorizar e na parte de trás colocamos as respostas ou informações necessárias para entender a parte da frente.

Exemplo: Na parte da frente posso colocar uma frase em japonês e na parte de trás uma lista com o significado de cada uma das palavras.

Utilizo o Anki até hoje em meus estudos pessoais. Com o objetivo de trazer mais clareza sobre seu uso para os estudantes, no dia 06/01/2019 realizei uma transmissão no YouTube revisando minhas palavras e frases ao vivo, mostrando na prática como utilizá-lo da melhor forma possível.

Se você já ouviu falar do Anki e do Sistema de Repetição Espaçada, recomendo que assista a gravação desta transmissão. Com certeza irá te ajudar!

Revisando Frases em Japonês ao vivo (06/01/2019)

A partir dos 17 minutos há algumas travadas na transmissão, mas como as revisões já haviam terminado, é possível você absorver o conteúdo principal. Também foram respondidas várias perguntas feitas pelos participantes.

No dia 9 de janeiro de 2019, 3 dias depois, fiz outra transmissão com o mesmo objetivo: Mostrar minhas revisões e tirar dúvidas. Vale a pena você assistir para se familiarizar ainda mais com o processo. Várias das dúvidas perguntadas na transmissão também podem ser suas!

Revisando Frases em Japonês ao vivo (09/01/2019)

Não apenas eu utilizo este método, mas sim todos os membros de nossa equipe e também nossos alunos regularmente matriculados no Programa Japonês Online. No dia seguinte, o Vinicius Rodrigues, membro da nossa equipe e que iniciou os estudos em 2014 com nosso próprio curso, também fez uma transmissão mostrando todo processo de revisão e tirando dúvidas dos estudantes ali presentes.

Revisando Frases em Japonês ao vivo (10/01/2019)

Assistindo estes três vídeos você com certeza terá maior clareza sobre o funcionamento desta ferramenta, que tem ajudado tantas pessoas a aprender japonês mais rápido e de forma mais sistematizada.

Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário! Bons estudos :)

Últimos comentários
  1. Taric rodrigues 12 de janeiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *