Como ler KATAKANA rápido e com fluência?

O KATAKANA é o segundo sistema de escrita da língua japonesa que normalmente aprendemos. Ele é usado, de maneira geral, para palavras que tem origem em outro idioma fora o japonês. Normalmente, palavras derivadas do inglês.

Se você ainda não sabe nada sobre o KATAKANA, leia este artigo e também a parte referente a ele no livro gratuito Desvendando a Língua Japonesa.

O KATAKANA é muito usado na língua japonesa. Está presente em praticamente todos os momentos. Em qualquer coisa escrita em japonês que você pegar, encontrará palavras em KATAKANA. Ele também é usado para escrever os nomes estrangeiros em japonês. Ou seja, seu nome brasileiro será escrito em KATAKANA, em japonês!

Entretanto, se você começou a estudar japonês há pouco tempo e acabou de começar a aprender a escrita, pode notar que demora um pouco mais para ter domínio e fluidez na leitura do KATAKANA.

Isso acontece porque nos materiais didáticos em geral e enquanto você ainda não está 100% imerso, ele é realmente um pouco menos usado que o HIRAGANA. Sendo assim, por questão de pura lógica, se você tem menos contato, aprende mais devagar.

Ou seja, não tem nada de errado com você ou com o KATAKANA. Ele tende a demorar um pouco mais porque nos materiais didáticos para iniciantes, aparece menos que o HIRAGANA.

Mas como ficar fluente no KATAKANA? Como ler rápido? Como não ficar travando? Como ler tão rápido e tranquilo como se fosse português?

É simples e eu vou te dar alguns recursos para isso.

Tire alguns dias e coloque foco em estudar o KATAKANA mais a fundo, analisando letra por letra e consultando muitros exemplos!

Essa foi uma pergunta feita por um estudante em nossos encontros ao vivo e eu compilei a resposta abaixo:

Durante esse processo de se dedicar ao KATAKANA um pouco mais a fundo, você pode utiizar dois recursos que definitivamente te deixarão em um nível maior de reconhecimento das letras.

Vamos Ler KATAKANA

Eu gravei e publiquei 10 aulas totalmente focadas em KATAKANA. Em cada uma delas, analiso 10 palavras diferentes, explicando letra por letra, junção por junção, mostrando todos os fenômenos que ali acontecem e ensinando a pronunciar corretamente tanto as letras quanto a palavra completa.

Cada aula tem por volta de 10 minutos. Você consegue facilmente estudar pelo menos duas por dia, assim poderá terminar em uma única semana. São aulas bem detalhadas e se você estudar prestando bastante atenção (como se estivesse em uma sala de aula), aprenderá muitas palavras novas e melhorará sua leitura de KATAKANA.

Você pode assistir todas as 10 aulas aqui na própria página. Na página de cada aula você pode consultar a parte escrita para analisar com calma.

Use um Sistema de Repetição Espaçada

Se você aprender a utilizar um sistema de repetição espaçada, aprenderá a ler com velocidade não só o KATAKANA, mas também HIRAGANA e KANJI. Esta é a melhor técnica já inventada para memorizar coisas e cai como uma luva para o aprendizado de japonês.

Este método consiste em revisar mais vezes aquilo que ainda não memorizamos muito bem em menos vezes aquilo que eu já internalizamos, de forma que passamos letras, palavras, frases e estruturas de nossa memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

Quem utiliza esta técnica aprende de forma significativamente mais rápida que uma pessoa que não usa. É claro que é possível aprender japonês sem isso, muitos já conseguiram, mas é muito mais lento.

Estudar japonês nos dias de hoje sem utilizar um sistema de repetição espaçada, é viver na idade da pedra!

Também falei sobre ele em um encontro ao vivo com estudantes. Segue o trecho:

A melhor e mais famosa ferramenta para isso é o Anki. Utilizamos ele com dois objetivos básicos: Memorizar o som que cada letra do japonês possui e memorizar frases (e consequentemente palavras e padrões).

Você pode utilizar o Anki para memorizar todas as letras do KATAKANA. Não só as letras, mas todas as palavras que ensinamos nas aulas do Vamos Ler KATAKANA.

Fazendo isso, em pouquíssimo tempo você terá aprendido o KATAKANA de uma vez por todas!

Nós utilizamos este método massivamente em nossos estudos. Para você entender como funciona e ver na prática, vou recomendar um outro artigo onde explico e mostro em vídeo algumas sessões próprias de estudo utilizando o Anki!

Artigo e Vídeos: Estudando Japonês com o Anki

Gostou? Ficou alguma dúvida? É só deixar um comentário abaixo!

Últimos comentários
  1. Lucas Silva 5 de fevereiro de 2019
    • Vinicius Rodrigues 6 de fevereiro de 2019
  2. Vanlediana 7 de fevereiro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *